Programa Saúde Itinerante em Tarauacá
As equipes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e do Programa Saúde Itinerante realizaram ação conjunta em Tarauacá neste final de semana (sexta e sábado) no Hospital Dr. Sansão gomes, nas especialidades de ortopedia, ginecologia, psiquiatria, alergia, pneumologia, infectologia, pediatria, clinica-geral, reumatologia, dermatologia, cardiologia, oncologia, hematologia, endocrinologia e outros procedimentos, como exames laboratoriais.
Pacientes do TFD
A ação visa atender a demanda reprimida dos pacientes do TFD, oferecendo maior conforto a agilidade aos pacientes para que não tenham que se deslocar de sua cidade. A equipe do TFD entrou em contato com os pacientes para que fossem agendadas as consultas. Mais de 300 pessoas foram atendidas. O multirão será o ultimo de 2012 no município.
Hospital Dr. Sansão Gomes - Tarauacá
Programa Saúde Itinerante teve início tímido e vocação solidária
Aqui vai um pouco da história do Saúde Itinerante. Começou assim: um dia, tocado pelas necessidades de seu povo, um infectologista resolveu levar atendimento médico para as populações mais carentes e isoladas do seu estado. Chamou alguns colegas de profissão e formaram uma equipe voluntária que, em finais de semana, deslocava-se para localidades distantes da capital, em direção ao seu público-alvo.
Médico Tião Viana
O médico tornou-se senador e obteve recursos para financiar o projeto que, em 2000, passou a existir também oficialmente. Nascia o programa Saúde Itinerante no Acre. E, o que é muito justo, recebeu mãe, uma enfermeira competente e afetuosa. Seu nome é Celene Maia. E o pai atende por Tião Viana, hoje governador do Estado.
Agora, o programa, que cobre todos os municípios do Acre, completa 11 anos. Sua equipe conta com médicos, enfermeiros, biomédicos e assistente social. Tem atendimento médico especializado, oferece serviços diagnósticos e cirúrgicos, além de exames laboratoriais e medicamentos.
Celene Maia é "mãe" do Saúde Intinerante (Foto:Sérgio Vale/Secom)
TFD - O Tratamento Fora de Domicílio, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva
Manoel Muniz - TFD TARAUACÁ
TFD em Tarauacá, que tem como responsável o senhor Manoel Muniz, que não tem medidos esforços a cada dia para que a nossa população que necessita de tratamento fora de nossa cidade, seja atendida o mais breve possível. No entanto, não dependendo apenas de nós, com muitos esforços temos conseguido atender nossos irmãos tarauacaense s que procuram nosso setor em busca de tratamento.
Diversas especialidades, exames e serviços são oferecidos
As especialidades médicas do programa são cardiologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, infectologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, gastroenterologia e clínica geral. Entre os diversos exames oferecidos, os mais frequentes são eletrocardiograma, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colposcopia, exames de prevenção do câncer de colo uterino e exames laboratoriais.
Outro aspecto fundamental da proposta é a participação do serviço social. Sua atuação parte da concepção de que o esquema saúde-doença é determinado socialmente e de que a atenção à saúde não deve estar centrada apenas no enfoque médico, mas em várias práticas que enfoquem a prevenção e a inclusão social. Isso quer dizer que, por exemplo, o relato de um problema familiar que o paciente traz é um dado importante em seu processo de cura, deve ser considerado e sua solução deve ser buscada junto à família ou comunidade.
Repleta de histórias pra contar, de experiências, de desafios superados e de números expressivos, a equipe do Saúde Itinerante segue adiante. De carro, de avião, de barco ou a pé.
Accioly Gomes Com informações da Agência - Acre e blog do Hospital de Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário