Ligue 192

terça-feira, 17 de julho de 2012

TFD de Tarauacá




O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica a unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes. Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.
O TFD de Tarauacá, que tem como responsável o senhor Manoel Muniz, não tem medidos esforços a cada dia para que a nossa população que necessita de tratamento fora de nossa cidade, seja atendido o mais breve possível, no entanto não depende apenas de nós.
Mais com muitos esforços temos conseguido que os Tarauacaense que procuram nosso setor em busca de tratamento sejam atendidos, disse Manoel Muniz.

Da assessoria de comunicação do Hospital Geral de Tarauacá Dr. Sansão Gomes
foto: Leandro Matthaus

Nenhum comentário: