Ligue 192

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cuidando dos Seus Olhos: Saúde Especializada mais perto de casa

A cirurgia de catarata do olho esquerdo de Francisco de Oliveira Ferreira, 72 anos, foi feita no Hospital das Clínicas do Acre, em Rio Branco. A do olho direito, a poucos metros de sua casa, com a presença da esposa. Logo após o procedimento, o aposentado não parava de falar sobre a alegria de estar enxergando com mais nitidez. “Fui um dos primeiros. É um alívio. Agora posso ver bem melhor o rosto da minha mulher”, disse, entre gargalhadas.

Ferreira foi um entre as centenas de pacientes atendidos pelo Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos que, no último fim de semana, foi oferecido à população dos municípios de Tarauacá e Feijó. O hospital Dr. Sansão Gomes foi adaptado para receber a equipe do programa.

Um observador mais atento nem precisaria ouvir os depoimentos para avaliar o índice de satisfação dos pacientes atendidos nas duas cidades. Sorrisos e conversas animadas foram o elo de ligação entre os que foram submetidos às cirurgias de catarata e pterígio e lotaram o auditório da Escola Estadual Djalma Batista, em Tarauacá, para aguardar a avaliação pós-cirúrgica feita pela equipe médica. E era só chegar perto de um deles que surgiam declarações espontâneas de agradecimento pelo simples fato de ter acesso a um serviço de saúde tão sofisticado como as cirurgias oftalmológicas, oferecidas gratuitamente pelo governo do Estado.

Acolhimento é feito por jovens contratados no município (Assessoria Sesacre)

O programa, iniciado há dez meses, já realizou de 25.629 mil cirurgias eletivas (que não são de urgência e emergência) de catarata e pterígio e outras enfermidades raras, além de 75,5 mil consultas entre junho de 2011 a janeiro de 2012. Na faixa prioritária estão pessoas acima dos 50 anos, mas excepcionalmente os médicos atendem casos graves que necessitam de resolutividade urgente. Como o da menina Elizielin, de apenas 12 anos, diagnosticada com catarata congênita. Os óculos que usava desde os três não eram suficientes para que pudesse enxergar. O problema de visão impediu ainda que a criança aprendesse a ler e a escrever. Em menos de meia hora, o alívio após anos de espera. “Ela saiu da sala e me disse: 'Mãe, finalmente eu estou vendo o seu rosto'. Em casa, não cansava de repetir o quanto era bom conhecer o rosto dos irmãos. Ela está vendo até os pregos do assoalho”, contou, emocionada, Maria Edileuza Rola.

“Foi um sucesso. Ela estava muito nervosa, mas depois ficou tranquila e deu tudo certo. No caso da catarata congênita quanto mais cedo operar melhor, mas não houve lesões mais graves e ela vai enxergar normalmente”, explicou a oftalmologista Renata Velloso, que junto com o pai Renato Velloso vieram de Porto Velho para integrar a equipe de médicos que atuará nesta etapa do programa apenas nos dois municípios. O médico, que trabalha na rede pública em Rondônia, disse estar impressionado com a extensão e alcance social do Cuidando dos Seus Olhos. “Parabéns à secretária Suely Melo e ao governador Tião Viana por terem tido a coragem de implantar o programa beneficiando as pessoas que mais precisam. O Acre está na frente”, avaliou. Ele reforçou a importância de os pacientes seguirem à risca as orientações médicas no pós-operatório para não haver intercorrências.

A secretária de Saúde Suely Melo acompanhou o atendimento em Tarauacá e divulgou outras ações para melhorar a saúde da mulher e do homem no Acre. Ao anunciar a realização de mamografias para mulheres a partir de 40 anos, falou diretamente para a dona de casa Maria das Graças Cavalcante. “Era tudo o que precisava sem sair da minha cidade”. Estão em fase de projeto ainda mutirões de exames preventivos de câncer do colo de útero (PCCU) e de próstata. “Fico feliz em falar em meu nome e do governador Tião Viana sobre este programa. Nós pretendemos fazer muito mais. Queremos servir como servidores públicos. É bom poder ouvir os depoimentos e saber que estamos seguindo no caminho certo para garantir mais saúde para os acreanos”, afirmou a secretária.

Renda e oportunidade de trabalho - Tamara Pinheiro soube da vaga para atuar no acolhimento dos pacientes por uma amiga. “Estou gostando muito de ajudar esses idosos e de lidar com pessoas humildes. O salário é bom e uma ótima oportunidade”. A experiência está despertando na jovem, de 18 anos, a vontade de estudar novamente. A equipe recebeu orientações sobre os cuidados de prestar atendimento a esta faixa da população que exige atenção redobrada. “São pessoas que têm dificuldade de locomoção, são mais sensíveis e ficam preocupadas e ansiosas de ter que passar por este tipo de procedimento. Temos que oferecer sempre um nível maior de conforto”, esclarece a assistente social da Sesacre, Miscilene Moura.

Agenda do Cuidando dos Seus Olhos abrange cinco municípios

Uma das equipes do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos estará de hoje (16) até a quarta-feira, 18, em Jordão onde, dependendo da demanda, irá realizar as cirurgias oftalmológicas. A população de Santa Rosa do Purus será atendida entre 19 e 21 de abril. Desde domingo até o dia 28 realiza ainda atendimento ambulatorial em Cruzeiro do Sul, no Hospital Dermatológico, das 6h às 17h, e procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio entre os dias 20 e 26.

De 5 a 7 de maio serão realizadas as cirurgias agendadas no último fim de semana, em Feijó e Tarauacá. Nos dias 11 e 12 de maio a equipe do Cuidando dos Seus Olhos volta a realizar consultas em Tarauacá e nos dias 13 e 14 em Feijó. “O atendimento vai continuar porque esta demanda exige. A população está envelhecendo. Aquele fluxo grande que tínhamos antes do início do programa diminuiu bastante, mas o público da faixa etária prioritária ainda é grande”, disse a coordenadora do programa, Dora Lima. Apesar das ações itinerantes no interior do Estado, em Rio Branco, o atendimento da população acima de 50 anos continua normalmente até o dia 28 no Hospital das Clínicas.

Nenhum comentário: