Ligue 192

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pesando quase 200 Kg, baiana sonha em fazer cirurgia para emagrecer



Em Salvador, 13% da população está obesa.
Dona Maria das Graças não vai ao médico há três anos

Em Salvador, 13% da população está obesa. Mais de 300 pessoas estão na fila para fazer a cirurgia de redução de estômago em apenas um hospital da capital baiana.
Dona Maria das Graças, de 49 anos, mora em Simões Filho, na região metropolitana, e precisa de uma cirurgia, mas não consegue.
Ela passa grande parte do dia no sofá. A ex-manicure teve que abandonar o trabalho por causa do peso. Dona Maria pesa quase 200 quilos e sofre de obesidade mórbida, problema que causa dores nas pernas e nas articulações. Ela toma remédio para pressão alta e, por causa da dificuldade para andar, há três anos não vai a um médico.
“Eu tenho certeza que se eu não fizer essa cirurgia eu vou durar pouco. Às vezes fico pensando, ‘Meu Deus, será que vou amanhecer viva?'. Eu durmo no quarto com minha filha e às vezes choro bastante à noite, escondido, porque sinto que sou um peso na vida de meus filhos", revela Dona Maria. 
Em Salvador, dois locais oferecem atendimento de graça para quem tem obesidade. No Hospital das Clínicas, no bairro do Canela, e no Cedeba (Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia), na Avenida Antônio Carlos Magalhães. A pessoa passa por uma avaliação e faz a cirurgia se houver necessidade.
Mais informações:
Hospital das Clínicas
Atendimento: Das 9h às 11h
Telefone: (71) 3283-8000

Nenhum comentário: