Ligue 192

domingo, 14 de agosto de 2011


Governo inicia atendimentos no Hospital da Mulher e da Criança no Vale do Juruá


Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)   
Completamente reconstruída e estruturada, a unidade será entregue com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha

dsc04402.jpg
dsc04416.jpg
dsc04428.jpg
No dia 13 de agosto a população do Vale do Juruá receberá o Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete pronto para funcionamento (Foto: Assessoria Sesacre)
No dia 13 de agosto a população do Vale do Juruá receberá o Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete pronto para funcionamento. A unidade, reconstruída no antigo prédio do Hospital Regional do Juruá, passou por reforma e reestruturação, reequipado com ampla modernização. Foram investidos, numa parceria com o governo do Estado, governo Federal e BNDES, cerca de R$ 9 milhões em obras e aquisição de equipamentos.   

O atendimento na nova unidade vai começar no próximo sábado, 13, com a participação do governador Tião Viana, o vice-governador César Messias, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, representantes do Ministério Público e do Conselho Tutelar e autoridades locais. A presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha também foi confirmada.  

Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde, composta por profissionais da Vigilância Sanitária, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da diretoria executiva de Assistência à saúde, das Áreas de Saúde da Mulher e da Criança da Coordenação Regional do Juruá e do Gabinete da Secretária, foi mobilizada para que toda a estrutura esteja adequada aos padrões de excelência e funcionalidade da estrutura.  

A unidade pretende ser referência na Amazônia. Os investimentos permitiram ampliar a quantidade de leitos e serviços para acolher de forma adequada os usuários dos serviços de obstetrícia, ginecologia, neonatologia, pediatria, e outros destinados a saúde da mulher e da criança.  

Uma peculiaridade da maternidade é a humanização do serviço que conta com salas de parto que permitem à mulher escolher a melhor maneira de dar à luz: parto na água, de cócoras, cesarianos e partos tradicionais. Durante o atendimento, as futuras mamães serão orientadas sobre os métodos disponíveis e quais os benefícios de cada um.  

Para a gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Maria Gerlívia Angelim, “a maternidade de Cruzeiro do Sul foi desenhada para permitir que a mulher tenha o direito de escolher sobre como quer ter o seu bebê, assegurando-lhe também a presença de um acompanhante de sua livre escolha em todas as fases do trabalho de parto e nascimento. As evidencias científicas apontam para a necessidade da implantação do parto verdadeiramente humanizado por ser altamente positivo para a mãe e para as crianças, que se tornam mais seguras e equilibradas emocionalmente”.  

O hospital é uma unidade de referência para todos os municípios localizados na Região do Juruá, Tarauacá e Envira. Hoje, a unidade realiza uma média de 1.036 atendimentos e procedimentos ao mês, entre partos naturais e cesáreos, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência. Além desses, são oferecidos exames laboratoriais e de apoio diagnóstico, como ultrassonografia, raios X, mamografia e eletrocardiograma, para os pacientes internados.  

A unidade dispõe de 84 leitos, sendo 20 alojamentos conjuntos – com acomodações para acompanhantes; 11 de ginecologia; 8 do método Mãe Canguru; 6 de pré-parto, parto e pós-parto - um desses com banheira para realizar o parto na água; 3 leitos rede - para as mães indígenas; 11 de pediatria; 4 de recuperação pós-anestésica; 2 de UTI’s maternas; 10 de UTI’s neonatal; 4 salas cirúrgicas, 1 sala de curetagem, um consultório de avaliação; 1 banco de leite - para garantir o aleitamento materno exclusivo - e 1 lactário - para preparo de leite para as crianças internadas.  

mczs01-5309654868_4e219d9872_o.jpg
A unidade, reconstruída no antigo prédio do Hospital Regional do Juruá, passou por reforma e reestruturação, reequipado com ampla modernização (Foto: Assessoria Sesacre)






 Para a Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, a nova unidade oferecerá mais conforto e segurança às parturientes, uma vez que tudo foi pensado de forma a oferecer às mulheres cruzeirenses um atendimento humanizado e de qualidade.  

“Estamos com uma ótima estrutura, por sinal, a melhor da Amazônia. A nova maternidade oferece um trabalho humanizado, tudo dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde. Para mães indígenas, por exemplo, haverá os leitos redes; para as mulheres que optarem em ter o filho de cócoras, os bancos anatômicos; e ainda a opção de a mulher realizar o parto na água. Tudo isso faz parte das ações de humanização na saúde, uma das prioridades do Governo do Acre”.  

Segundo a gerente geral, Fabiana Ricardo, “a equipe da maternidade vem desempenhando um trabalho competente, buscando sempre prestar um atendimento humanizado, como quer nosso governador e como determina os princípios do parto humanizado. Com os novos serviços oferecidos aqui no hospital, nosso objetivo é melhorar cada vez mais os atendimentos prestados à  população feminina e infantil”.  

Durante muitos anos, o atendimento nas áreas de ginecologia e obstetrícia em Cruzeiro do Sul era realizado juntamente com os atendimentos do antigo Hospital Geral. Em 2007, com a inauguração do novo Hospital Regional do Juruá, o prédio foi destinado à implantação da maternidade. No final de 2010, ainda na gestão do governador Binho Marques, a obra foi concluída. Hoje reformamos a unidade que agora, efetivamente instalada, está  pronta para atender a população.

Nenhum comentário: